Moraes exige explicações da defesa de Bolsonaro sobre desrespeito a veto de redes sociais

Defesa tem prazo até 21h13 para se manifestar após nova advertência do ministro Alexandre de Moraes

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Agência Brasil 22/07/2025 15h15
Moraes exige explicações da defesa de Bolsonaro sobre desrespeito a veto de redes sociais
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro tem até as 21h13 desta terça-feira (22) para cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou explicações sobre o descumprimento da proibição do uso de redes sociais, incluindo postagens de terceiros.

A decisão do ministro foi proferida nessa segunda-feira (21), após Bolsonaro receber outra advertência sobre a publicação de links de entrevistas concedidas nos últimos dias à imprensa.

O prazo de 24 horas começou a contar às 21h13 de ontem, depois que advogado Celso Villardi, um dos defensores de Bolsonaro, ser notificado via WhatsApp por um oficial de Justiça do STF.

Entenda o caso

Na sexta-feira, 18 de julho, às medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é investigado por sua atuação junto ao governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A investigação apura a intenção de promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, além de tentar barrar o andamento da ação penal sobre a trama que pretendia dar um golpe de Estado no Brasil em 2022.

Na tarde da segunda-feira (21), Bolsonaro exibiu a tornozeleira eletrônica ao visitar a Câmara dos Deputados. As imagens foram publicadas em diversos perfis nas redes sociais e na imprensa.

A exibição da tornozeleira eletrônica não poderia ser realizada, visto que desrespeita a determinação de que o uso do equipamento não deveria ser publicizado ou usado para fins políticos, além de poder configurar uma violação das condições impostas pela Justiça.

As medidas cautelares impostas são:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 6h, de segunda a sexta-feira, e integral nos fins de semana e feriados;
  • Proibição de aproximação e de acesso a embaixadas e consulados de países estrangeiros;
  • Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
  • Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros;
  • Proibição de manter contato com Eduardo Bolsonaro e investigados dos quatro núcleos da trama golpista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp