Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche no Brasil

De acordo com a pasta, estes são os primeiros casos de óbito registrados no mundo pela doença

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 26/07/2024 07h44
Ministério da Saúde confirma duas mortes por febre oropouche no Brasil
Foto: SES/SE

Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou duas mortes por febre oropouche no país. De acordo com a pasta, estes são os primeiros casos de óbito registrados no mundo pela doença.

As mortes são de mulheres que viviam no interior da Bahia. Elas tinham menos de 30 anos de idade, sem comorbidades, e apresentaram sinais e sintomas semelhantes ao de dengue grave.

Uma morte em Santa Catarina e quatro casos de interrupção de gestação e dois de microcefalia em bebês estão sendo investigados para comprovação de relação com a doença.

Este ano, já foram registrados 7.236 casos de febre do oropouche, em 20 estados. A maior parte foi identificado no Amazonas e em Rondônia. Desde 2023, foi ampliada a detecção de casos da doença no Brasil, por meio de testes de diagnóstico na rede pública em todas as regiões. 

Febre Oropouche

A febre Oropouche é uma doença viral. O vírus Orov é transmitido, principalmente, por meio da picada de um mosquito conhecido como maruim (Culicoides paraensis), bem como por espécies do mosquito Culex. No Brasil, o vírus foi isolado pela primeira vez em 1960.

O ministério explicou que a febre oropouche pode ser confundida com a dengue. A doença evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.

Os sintomas duram cerca de dois a sete dias. Mas, até 60% dos pacientes podem apresentar recorrência dos sintomas, após uma a duas semanas a partir das manifestações iniciais. A maioria das pessoas tem evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves.

Até o momento, não há tratamento específico para a febre oropouche. A terapia atual apenas alivia os sintomas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp