A Justiça demorará pelo menos 273 dias para ouvir as mais de 600 testemunhas de defesa arroladas pelos réus da ação penal do mensalão. O prazo dado pelo relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, mostra que até por volta de maio de 2010 o andamento do processo ficará restrito aos interrogatórios de testemunhas em 18 Estados. Uma das razões da demora é o fato de o STF ter decidido, no ano passado, que essas audiências não podem ser marcadas para a mesma data em Estados distintos. A decisão dá tempo para que os advogados dos 39 réus se desloquem de um Estado para o outro a fim de acompanhar todos os interrogatórios.
Por essa sistemática, as testemunhas que moram em Minas serão as primeiras a depor. Os juízes da 4ª Vara Federal de Minas terão 80 dias para interrogar mais de 180 testemunhas de defesa. Somente depois desse prazo o juiz de Vitória (ES) poderá marcar a audiência para as duas testemunhas que moram no Estado. Os últimos interrogatórios serão das mais de 200 testemunhas que moram em Brasília, em especial de deputados, senadores e ministros arrolados para defender os acusados de participar do esquema do mensalão.
Entre os parlamentares que serão ouvidos como testemunhas estão o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (PT-SP) e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) - os três arrolados como testemunhas de defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Os ministros das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, também serão ouvidos pela Justiça do Distrito Federal. Múcio é testemunha de defesa do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri; Geddel e Patrus são testemunhas do deputado João Paulo Cunha (PT-SP).
Fonte: Estadão
Últimas notícias + notícias

Prefeitura abre inscrições para concurso de cartazes do Festival de Artes de São Cristóvão

Mais 12 ônibus são inseridos no transporte coletivo da Grande Aracaju

Corpo de Bombeiros atende 688 ocorrências no último mês em Sergipe

Um dos homens baleados em Campo do Brito é investigado por duplo homicídio praticado no dia anterior

Suspeito de atirar pedras contra profissionais da imprensa em Capela é identificado

Justiça Eleitoral de Sergipe disponibiliza canal de atendimento virtual para dúvidas, denúncias e orientações
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Designer dos interiores destaca projetos para clínicas - Mora Sergipe

Acidente de trânsito é registrado no Centro de Aracaju - Balanço Geral Manhã
