Manual prático: Projeto de paisagismo valoriza os ambientes externos

Valorizar a vegetação já existente e remanejar objetos inutilizados pode baratear a obra

30/09/2015 21h36
Manual prático: Projeto de paisagismo valoriza os ambientes externos
None

Ter um projeto de paisagismo é sinônimo de valorizar os ambientes externos ao criar soluções que irão aliar beleza e técnica, para isso, é preciso cumprir três etapas: projeto, implantação e manutenção.


Para tornar o projeto viável é necessária a contratação de um especialista. “Ter um profissional ou uma empresa que tenha conhecimento na área para um melhor planejamento que irá encontrar soluções funcionais e estéticas dentro do orçamento do cliente” ressalta a arquiteta e paisagista Ana Porto.

 

value.image
Arquiteta e paisagista Ana Porto ressalta a importância do planajamento. Foto: Daniel Nascimento

No paisagismo, além de utilizar a vegetação do ambiente podem ser acrescentados objetos que irão dar um toque especial a decoração. “Sempre dependendo da disponibilidade do espaço o mobiliário como Bancos de madeira, fibra, os gardens, vasos (variados), Cachepô, Lanternas, entre outras podem ser utilizados” lembra Ana.

 

Os valores são bem específicos para cada tipo de obra como explica a paisagista. “Depende de cada projeto, do grau de complexidade, a partir dessas informações usamos uma tabela específica”.


Para quem deseja economizar a ideia é reutilizar objetos. “As matérias devem ser reusadas sempre que possível, portas e grades podem ser transformadas em suporte para um jardim vertical ou biongos, móveis podem ser bancadas para vasos, vasos pode ser repintado, entre outros” detalha Ana Porto.

 

ESPECIALISTAS QUE PODEM COLABORAR COM O PROJETO

 

Ao elaborar o projeto é importante reconhecer se a obra será de pequeno, médio ou grande porte. Tais informações irão definir quais procedimentos serão usados. “A diferença entre médio e grande porte está na grandeza e escala de cada um, em como será a manutenção do jardim, as espécies que se adaptam ao clima do local, a depender de cada projeto” conta a especialista.

 

É importante salientar que nem só os profissionais especializados em paisagismo podem planejar o ambiente, áreas específicas como Botânica, Agronomia, Arquitetura, Engenharia Florestal possuem o conhecimento técnico que pode definir a escolha da vegetação e dos objetos que irão ser usados no projeto.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp