Manifestantes protestam contra PL que equipara o aborto ao crime de homicídio

O texto prevê pena de até 20 anos para a mulher que interromper a gestação

Por Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 14/06/2024 15h15
Manifestantes protestam contra PL que equipara o aborto ao crime de homicídio
Foto: Paulo Pinto

Nesta quinta-feira (13), manifestantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília realizaram atos contra o Projeto de Lei 1904/24 que define o aborto, feito acima de 22 semanas de gestação, como crime de homicídio, inclusive em caso de gravidez resultante de estupro. A pena será de seis a 20 anos para mulher que realizar o procedimento.

Na Câmara dos Deputados, o projeto já foi colocado em votação para ser apreciado em regime de urgência, após acordo entre os líderes partidários. No entanto, os protestantes acreditam que a proposta coloca em risco a vida de milhares de brasileiras, especialmente as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Atualmente, a legislação permite o aborto ou a interrupção de gravidez em casos em que a gestação decorre de estupro, coloca em risco a vida da mãe e de bebês anencefálicos. Ainda, não está previsto um tempo máximo da gestação para que seja realizado.

Em Sergipe

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL), por meio das redes sociais, convocou toda a população sergipana para um grande ato público de resistência contra o PL 1904/2024. O protesto acontecerá neste sábado (15), às 8h, na Praça General Valadão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp