Manifestação contra PEC da Blindagem leva multidão às ruas da Orla da Atalaia, em Aracaju

Movimentos sociais e sindicatos se unem em defesa da democracia

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Agência Brasil 22/09/2025 10h25
Manifestação contra PEC da Blindagem  leva multidão às ruas da Orla da Atalaia, em Aracaju
Foto: Tâmara Santos/TV Atalaia

No último domingo (21), a Orla da Atalaia, em Aracaju, foi palco de um ato contra o projeto de anistia a condenados por atos golpistas e a aprovação da PEC que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores. A manifestação, convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras frentes sindicais, reuniu diversos movimentos sociais, sindicatos e artistas locais.

Os manifestantes, que se reuniram na Praia da Cinelândia, gritaram slogans como "Sem Anistia" e levaram cartazes com frases como "Justiça Seja Feita" e "Não à PEC da Bandidagem".

A pauta principal do protesto foi a rejeição à PEC da Blindagem, que dificulta investigações contra parlamentares, e a crítica ao projeto que pode anistiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

A mobilização em Aracaju fez parte de uma mobilização nacional que levou multidões às ruas em 33 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais. Grandes concentrações também foram registradas em Salvador, Recife, Natal, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

A PEC da Blindagem tem sido amplamente criticada por juristas, organizações da sociedade civil e movimentos sociais por abrir brechas para a impunidade de parlamentares. A proposta estabelece que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente com autorização prévia do Congresso Nacional, o que, segundo especialistas, enfraquece o combate à corrupção e protege políticos envolvidos em crimes.

Durante a manifestação, também estavam marcados shows artísticos de Samba do Arnesto, Nino Karvan, Lucas Campello, Descidão dos Quilombolas e Lampião da Rima, que se juntaram à causa em defesa da democracia e contra a impunidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp