Lula tem um mês para escolher novo chefe do MPF
Presidente precisa escolher substituto de Antonio Fernando, que deixa a função, depois de 4 anos no cargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Senado Federal têm pouco menos de um mês para definir quem vai substituir Antonio Fernando Souza no cargo de chefe do Ministério Público Federal (MPF). A lista tríplice com os nomes dos três candidatos a procurador-geral da República foi protocolada na terça-feira à noite, no Palácio do Planalto, pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha.
Lula deve escolher o próximo procurador-geral da República e o Senado deve aprová-lo até o dia 26 de junho, data em que Antonio Fernando deixa a função, depois de quatro anos no cargo. A lista tríplice é formada pelo vice-procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel, o coordenador da área criminal do MPF, Wagner Gonçalves, e a subprocuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ella Wiecko.
Embora possa escolher qualquer um dos três nomes da lista, Lula costuma seguir a vontade da maioria dos integrantes do MPF e optar pelo mais votado pela categoria em eleições internas. Foi assim em 2003, quando escolheu Cláudio Fonteles, e em 2005 e 2007, quando confirmou Antonio Fernando Souza. Se o presidente seguir a tradição, o substituto de Souza será o atual vice-procurador Roberto Monteiro Gurgel.
Do mesmo grupo de Fonteles e de Souza, Gurgel é identificado como o candidato da continuidade entre os seus adversários na lista. Ele conta com o prestígio de ter atuado durante cinco anos na assessoria do atual procurador-geral e de ter um bom relacionamento com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista à Agência Estado, o vice-procurador se comprometeu a manter a linha "discreta" dos últimos dois chefes do MPF, marcada pela pouca exposição na mídia e habilidade em não polemizar investigações de calibre político. "Irei dar continuidade ao trabalho feito pelas gestões anteriores, principalmente marcadas pela discrição", prometeu.
Fonte: Estadão
Últimas notícias + notícias

Uma pessoa morre e outras cinco ficam feridas após acidente na BR-235; VÍDEO

Campanha apresentará musical feito por pessoas com deficiência em Aracaju

Rogério Carvalho alerta para 'epidemia de violência de gênero' no Brasil

Brasil será palco da 30ª Conferência sobre Mudança do Clima em 2025

Renan Filho defende Lula e nega revisão da privatização da Eletrobras

Roseline Morais se candidata para vaga no Tribunal Superior do Trabalho
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Governo de Sergipe lança políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança

Conheça espetáculo natalino repleto de magia, expressão e amor pela música
