Lula sanciona lei que garante 30% de vagas para mulheres em conselhos de estatais
Nova legislação terá implementação gradual e prevê cotas para mulheres negras e com deficiência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei (PL) 1.246/2021, que estabelece que os conselhos de administração de estatais deverão ter, obrigatoriamente, 30% das vagas de membros titulares destinadas a mulheres, incluindo reserva específica para mulheres negras ou com deficiência.
O texto foi aprovado no fim de junho pelo Senado Federal. A sanção ocorreu em cerimônia, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente, de ministras, parlamentares, líderes empresariais e representantes da sociedade civil.
Apresentada em 2021 pela deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), a nova lei ainda depende de uma regulamentação, mas será implementada de forma gradual, ao longo de três anos. Mulheres deverão ocupar, no mínimo, 10% das vagas no primeiro ano, 20% no segundo e, finalmente, 30% no terceiro.
O texto abrange empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias e controladas. Também são abarcadas outras companhias em que a União, os estados, os municípios ou o Distrito Federal detenham a maioria do capital social com direito a voto.
Dos postos reservados, 30% serão destinados a trabalhadoras autodeclaradas negras ou com deficiência. A política de cotas deverá ser revisada após 20 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Aracaju está sediando um dos mais importantes eventos da cadeia de Petróleo e Gás do país

Vazamento na Av. Santa Gleide: Troca de hidrômetro resultou em vazamento no fim de semana

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (25/07)

Missa em homenagem ao dia do motociclista é celebrada em Aracaju
