Brasil

Lula diz que continua na política após fim de mandato

30/09/2015 19h47
Lula diz que continua na política após fim de mandato
A8SE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (26) em Manaus, no Amazonas, que continuará envolvido com a política depois do fim de seu segundo mandato, mas afirmou ainda não ter pensado na possibilidade de concorrer novamente ao cargo em 2014.

- O que vou fazer, não sei. A única coisa de que tenho certeza é de que vou continuar fazendo política.

Perguntado sobre a possibilidade de ser candidato à Presidência em 2014, Lula disse que "seria uma imprudência" de sua parte pensar tão à frente.
- Dependo de Deus e da saúde.

Lula também disse ter certeza de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará um bom governo caso seja eleita como presidente no ano que vem e "terá direito de pleitear a reeleição" em 2014.

Caso seja assim, o presidente disse que ficará "contente em ser um cabo eleitoral" nas eventuais campanhas de Dilma.

Lula ainda falou que, quando deixar a Presidência, mesmo que continue dedicado à política, evitará dar opiniões sobre seus sucessores, em uma aparente referência às críticas de antecessor, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a sua administração.

- Os ex-governantes contribuirão muito com o Brasil se deixarem a Presidência e ficarem calados, sem dar opinião sobre o próximo governo, e assim pretendo proceder.
Ele disse ainda ter feito mais do que os brasileiros poderiam imaginar e, por isso, está "tranquilo" em relação a seu legado.

- Quem vier encontrará um Brasil infinitamente melhor do que o que eu encontrei. E terá que fazer muito mais do que o que eu fiz, e o que vier depois, mais ainda, para que o Brasil se transforme em uma economia muito forte nos próximos dez anos.

Fonte: R7

Tags: