Lula diz que Alencar mostra disposição para voltar ao trabalho

30/09/2015 19h02
Lula diz que Alencar mostra disposição para voltar ao trabalho
A8SE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que conversou com o vice-presidente José Alencar por telefone no sábado e que sentiu nele uma "imensa disposição" para voltar ao trabalho.

Lula avaliou, em seu programa "Café com o Presidente", a cirurgia pela qual passou Alencar como "extremamente delicada", mas disse que o vice está "firme". Ele afirmou estar convencido de que, nos próximos dias, Alencar estará de volta ao Palácio do Planalto.

O vice-presidente deve deixar hoje a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia para retirada de tumores na região abdominal.

Alencar foi submetido pela primeira vez a uma operação de retirada de tumores aliada ao tratamento quimioterápico. O hospital informou que "foi feita a retirada de uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e de 2/3 do ureter. A retirada dessas porções se deve a estarem comprometidas pelo tumor".

O hospital informou ainda que o "ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado, com a mesma função de ligar o rim à bexiga". "A complexidade da cirurgia deveu-se, em parte, ao fato do vice-presidente possuir apenas o rim esquerdo."

Além disso, os médicos aplicaram uma "quimioterapia hipertérmica". "Nesse procedimento, após a cirurgia de retirada dos órgãos acometidos, um cateter foi introduzido na cavidade peritonial, por onde foi injetada uma solução quimioterápica", diz o hospital.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: