Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras
Magda Chambriard é a indicada para substituição

Nessa terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou pessoalmente a demissão do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, do cargo.
A indicada por Lula para o posto será a engenheira civil Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no governo de Dilma Rousseff (PT).
Chambriard também atuou como servidora pública de carreira por 22 anos, entre 1980 e 2002. Antes da sua indicação ser consagrada, ela ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da estatal, que é a maior empresa do país.
Crise na Petrobras
Nos últimos meses, Prates enfrentou uma crise na Petrobras. Em março, o Conselho de Administração tomou a decisão de reter R$ 43 bilhões em lucros extraordinários obtidos pela empresa e não os repassar aos acionistas de imediato.
Prates disse a investidores que preferia ter distribuído 50% do valor, mas foi voto vencido. No fim, ele se absteve na votação.
No dia da votação, as ações fecharam em queda de 10,5%, o que significou perda de valor de mercado de R$ 55 bilhões em apenas um dia.
Em abril, a companhia decidiu pagar 50% do valor aos acionistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar
