João de Deus é condenado a mais de 109 anos de prisão por crimes sexuais

Ele já havia sido condenado anteriormente, juntas, as penas chegam a mais de 220 anos

Por redação Portal A8SE e R7 08/12/2022 16h19
João de Deus é condenado a mais de 109 anos de prisão por crimes sexuais
Foto: reprodução r7

Nesta quarta-feira (7), foram proferidas as sentenças que condenam o médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus. A pena institui a mais de 109 anos de prisão por oito crimes de estupro e 26 violações sexuais.

Durante anos, o réu realizou atendimentos espirituais nos quais operava supostos milagres, no centro Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. Segundo as vítimas, a casa foi cenário de diversos abusos. João de Deus já havia sido condenado em outros seis processos, por violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável e posse ilegal e irregular de armas de fogo. Juntas, as penas dos nove processos somam mais de 223 anos e três meses de prisão.

Também foi estabelecido o valor de R$ 100 mil em danos morais às vítimas. Até o momento, os oito processos que envolvem violência sexual já julgados englobam 39 vítimas. Ainda há em tramitação mais sete ações penais da mesma natureza, que devem ser julgadas até março do ano que vem.

O advogado de defesa Anderson Van Gualberto de Mendonça afirmou que vai recorrer das sentenças, “em especial à inobservância do prazo decadencial de seis meses para a representação da vítima”.

A defesa também alegou, por meio de nota, que “todas [as vítimas] eram capazes, tinham plena consciência dos atos e se dirigiram espontaneamente até a Casa de Dom Inácio em Abadiânia, em alguns casos ali retornando diversas vezes”.

João de Deus segue em prisão domiciliar devido à idade avançada e às diversas doenças crônicas. O líder religioso foi preso preventivamente pela primeira vez em 16 de dezembro de 2018, após algumas mulheres o denunciarem por estupro. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp