Irreverência e dom da comunicação: a trajetória do apresentador Silvio Santos
Apresentador morreu na manhã deste sábado (17), deixando legado de inspiração

Senor Abravanel, ou como o país todo se acostumou, Silvio Santos. A manhã deste sábado (17), marca a despedida do maior comunicador da televisão brasileira, aos 93 anos. Dono de uma voz inconfundível, de bordões marcantes e de uma trajetória marcada pela persistência, Silvio Santos deixar um legado de inspiração para diversas gerações.
Nascido em 12 de dezembro de 1930, no estado do Rio de Janeiro, Silvio Santos sempre carregou os dons da comunicação e empreendedorismo. Foram essas habilidades que o fizeram prosperar dentro de uma realidade financeira desafiadora. Começou a trabalhar como camelô e diversos produtos, logo se aventurando, também, no universo do rádio.
Destaque no cenário da comunicação, o ingresso na TV era questão de tempo. Logo se tornou uma referência na apresentação de programas de auditório, com o seu Programa do Silvio Santos. Sempre de terno e com um microfone preso ao centro do figurino, em 1960 começou a sua trajetória na TV e teve a trajetória dos seus programas marcadas por quadros de sucesso com a participação da plateia e distribuição de prêmios em dinheiro.
O sucesso foi tanto que, em 1981, Silvio Santos passava a ser o proprietário do Sistema Brasileira de Televisão (SBT). Começava então uma jornada de ainda mais glória na TV brasileira, como apresentador, e de êxito no seu lado empresário, com investimentos em diversos ramos, a exemplo do Baú da Felicidade.
Silvio Santos também tentou ingressar na política. Primeiro, como candidato à prefeitura de São paulo, mas sem êxito. E, em 1989, se tornou candidato à Presidência da República, mas teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, após irregularidades no registro ao Partido Municipalista Brasileiro (PMB).
Durante as suas seis décadas de dedicação à TV, Silvio Santos consolidou produtos como “Qual é a Música?”, “Topa Tudo por Dinheiro”, “Show de Calouros” e o “Show do Milhão”. Também fez sucesso com a Tele Sena e foi proprietário de um grupo de 30 empresas, incluindo um banco.
Em 2001, viveu um drama com o sequestro da filha Patrícia Abravanel. Foram sete dias de angústia enquanto a filha estava em cativeiro, com uma ampla cobertura da mídia e engajamento popular no caso. Patrícia foi libertada ilesa pelos criminosos. A história, em breve, estará nos cinemas. Há também uma série, ‘O Rei da TV’, disponível no canal de streaming Star+, contando a trajetória do apresentador.

> Falecimento
Silvio Santos morreu na manhã deste sábado (17), em decorrência de uma broncopneumonia adquirida após infecção pelo H1N1. O apresentador estava internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo. Ele deixa seis filhas e esposa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Nesta segunda feira, a prefeitura de Areia Branca divulgou a programação dos festejos juninos

Confira as emoções da primeira etapa do campeonato sergipano de kart

Emília Corrêa, assina carta de compromisso para não utilizar fogos de artifícios com estampidos
