Educação

Inep divulga datas de inscrição do Enem 2022; confira o calendário

Estudantes devem acessar Página do Participante para se inscrever entre os dias 10 e 21 de maio

Por Redação do Portal A8SE e R7.com 29/04/2022 14h03
Inep divulga datas de inscrição do Enem 2022; confira o calendário
Marcello Casal/Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada entre os dias 13 e 20 de novembro nas versões impressa e digital. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (29).

Os estudantes interessados em fazer a prova neste ano devem se inscrever pela Página do Participante entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 27 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os exames serão compostos exclusivamente de itens inéditos. Durante a atual gestão do órgão, realizou-se o pré-teste de itens, visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado.

As cidades de aplicação do Enem impresso serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. Já os locais do Enem digital estão listados no edital e, também, na página do Enem no site do instituto.

Novidades no Enem

O Inep incluiu o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e o RG digital para identificação do participante nos dias de aplicação das provas.

Já o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto, válido.