Índios protestam contra retirada de arrozeiros

30/09/2015 19h01
Índios protestam contra retirada de arrozeiros
A8SE

Índios da Raposa/Serra do Sol deram início ontem a manifestações em Boa Vista (RR) contra os votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinam a retirada dos arrozeiros do interior da terra indígena. O grupo não aceita a forma como foi homologada a área --continuamente e sem a presença de não-índios.

Após percorrer algumas ruas da cidade, cerca de 200 índios montaram barracas e acamparam em uma praça em frente à sede do governo do Estado. A previsão era que mais manifestantes chegassem ao local durante a noite.

"Não ficamos satisfeitos com esses votos. Não aceitamos essa decisão da maneira que eles estão decidindo. Eles não conhecem a realidade da Raposa/Serra do Sol", disse o presidente da Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima), Silvio Silva.

Ele, que é macuxi, defende que os índios vivam "em harmonia" com os brancos no interior da reserva. Silva afirmou que os índios pretendem ficar acampados na praça "por três ou quatro dias". O macuxi não descarta mais mobilizações em outros pontos da capital.

Em dezembro de 2008, 8 dos 11 ministros do Supremo votaram a favor da homologação contínua da Raposa/Serra do Sol e à consequente retirada dos arrozeiros da área. O debate foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello e deve ser retomado em fevereiro.

Apoio

O secretário de comunicação do governador José de Anchieta Junior (PSDB), Rui Sampaio, disse que o governo de Roraima concorda com a manifestação dos indígenas. "Eles têm posição semelhante a do governo." O governo de Roraima também é contrário à retirada da população não-índia do interior da Raposa/Serra do Sol.

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: