Imposto de Renda 2022: Receita libera consulta ao último lote de restituição nesta sexta-feira

Quinta etapa de pagamento irá contemplar 1,2 milhão de contribuintes com R$ 1,9 bilhão. Quem não aparecer na lista está na malha fina.

Por Redação do Portal A8SE e R7 23/09/2022 05h53
Imposto de Renda 2022: Receita libera consulta ao último lote de restituição nesta sexta-feira
Foto: Roberto Gardinalli/Futura Press/Estadão

A consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 será liberada nesta quarta-feira (23), às 10h. Segundo a Receita Federal, 1.220.501 contribuintes serão contemplados com recebimento de R$ 1,9 bilhão.

Nesta fase, recebem todos aqueles que entregaram a declaração até dia 31 de maio, com um acréscimo da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento.

O valor será creditado diretamente na conta bancária indicada na declaração ou por meio de PIX no próximo dia 30 de setembro. Quem enviou o documento e não tiver a restituição liberada em nenhum dos cinco lotes de restituição está na malha fina e terá que acertar as contas com o Leão.

Como consultar

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode efetuar a retificação, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente em suas bases informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp