Horário de verão: Governo Federal diz que não adotará mudança em 2024

Para o ministro Minas e Energia, decisão poderá ser revista em 2025

Por Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 16/10/2024 16h50
Horário de verão: Governo Federal diz que não adotará mudança em 2024

Foi decidido pelo governo federal nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante uma reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

De acordo com o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse "estritamente necessária".

Em 2019 e durante todo o governo Bolsonaro, a iniciativa foi descartada. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia apontou que, ao longo dos anos, os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente, alterando os horários de maior consumo energético e tornando a medida sem efeito.

Neste ano, o governo federal voltou a cogitar adiantar os relógios em parte do país, como forma de enfrentar o que, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), é a pior seca já registrada no país.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, chegou a dizer que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão.

Ele ressaltou que a principal fonte de energia da matriz elétrica brasileira é a hidrelétrica. “Graças a algumas medidas de planejamento feitas durante um ano, conseguimos chegar com nossos reservatórios com índices de resiliência que nos dão certa tranquilidade”, concluiu o ministro.

O horário de verão tem o potencial de reduzir em 2% a demanda de energia durante o início da noite. Esse período é considerado o mais crítico para o sistema elétrico, pois é quando o consumo atinge picos. A redução pode significar uma economia de até R$ 400 milhões para o país, aliviando parte dos custos associados ao uso de termelétricas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp