Gratuidade no despacho de bagagens aéreas é aprovada pela Câmara
Medida é válida para bagagens de até 30kg.
Nesta terça-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou a retomada do despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e 30 quilos para internacionais. A mudança é atribuída à medida provisória que reformula a legislação do setor aéreo.
A emenda da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) inclui um dispositivo no Código de Defesa do Consumidor, o qual proíbe as companhias aéreas de cobrar qualquer tipo de taxa em voos nacionais e internacionais.
Desde 2016, os passageiros aéreos não tinham mais direito de despachar bagagens gratuitamente. Uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinava que os passageiros teriam direito a levar apenas bagagens de mão com peso inferior a 10kg sem custos.
Com a resolução da agência, as empresas aéreas podiam cobrar por quaisquer bagagens despachadas. Acreditava-se que isso aumentaria a concorrência e diminuiria o preço das passagens, o que, efetivamente, nunca aconteceu.
MP do Voo Simples
A Medida Provisória 1089/21 altera regras do setor aéreo através de medidas que visam reduzir a burocracia. A Anac alega que a MP altera procedimentos defasados além de criar uma nova tabela das taxas de fiscalização, com valores ajustados de acordo com o porte de cada empresa e a complexidade do serviço prestado.
Entre outras mudanças, o texto extingue a necessidade de contratos de concessão de empresas aéreas, dispensa as empresas de fazer a revalidação da outorga a cada cinco anos e simplifica o cadastro de aeronaves menos complexas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país