Grama do Batistão começa a ser plantada
Fixada no terreno, a grama receberá o corte até ficar pronta para uso, o que deve acontecer depois de aproximadamente 60 dias

Quando o técnico da Grécia chegar ao Batistão na manhã desta sexta-feira (21) para ver o andamento das obras de reforma e ampliação da praça de esportes, uma boa parte do gramado já estará plantada. O processo de plantio e fixação foi iniciado na tarde desta quinta-feira (20) e deve ser encerrado na manhã da segunda-feira. A partir daí serão mais ou menos 60 dias para que o gramado possa ser utilizado em jogos oficiais ou treinos.
O terreno já está preparado, com base, sub-base e uma camada de turfa, que é um produto de origem vegetal, formada há milhares de anos (3.000 a 10.000 anos) pela deposição de restos de plantas em um terreno alagadiço. Em cima desse material começaram a ser implantados 20 mil m2 de grama tifony.
"Essa grama foi plantada e cultivada em uma fazenda na cidade de Neópolis. Outra parte da grama vem do Rio Grande do Norte, de uma fazenda pertencente ao mesmo grupo empresarial. É a mesma grama que está sendo planada nas diversas arenas, que estão sendo construídas no Brasil", revelou Paulo Germano Vasconcelos, gerente de obra da empresa responsável pela reforma do Batistão.

Depois do plantio, o material recebe tratamento com bastante água e uma dose de NPK. Fixada no terreno, a grama receberá o corte até ficar pronta para uso, o que deve acontecer depois de aproximadamente 60 dias.
"Essa grama é o que existe de mais moderno na espécie, para estádios de futebol, atendendo ao padrão FIFA. Ela vem em forma de rolos, o que diminui o tempo de implantação da grama. Após esse processo, a previsão é que o gramado possa ser usado após 60 dias.
O Batistão já deverá estar pronto para os gregos no mês de maio. Porém, as obras ainda não vão estar totalmente concluídas neste período. A delegação europeia terá à disposição gramado e vestiários. A conclusão total da reforma está prevista apenas para o segundo semestre.
A reforma
Iniciada em julho de 2013, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) a previsão de entrega era entre julho e setembro de 2014, mas com a presença da Seleção da Grécia em Aracaju, a empreiteira agora trabalha com um prazo mais curto e pretende antecipar esse prazo, podendo entregar as obras no mês de junho. Isso é apenas uma previsão muito otimista.
Ao todo, serão investidos 15 milhões no projeto de modernização do estádio. O novo Batistão terá capacidade máxima para 15 mil pessoas. As principais intervenções são: ampliação de três lances de arquibancadas, instalação de alambrado de vidro de alta resistência, construção de dois pórticos, construção de cinco bancos de reservas, construção do novo estacionamento, mudança dos vestiários dos árbitros, aplicação de 14.500 cadeiras, construção de dois banheiros para portadores de necessidades especiais, revestimento de todas as fachadas com brises metálicos, novo placar full color, sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, além do novo gramado e transposição dos vestiários dos árbitros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Festejos juninos de Barra dos Coqueiros retoma tradição e contará com artistas locais e nacionais

Especial dia das mães

Direto de Brasília 09/05/25
