Governo se posiciona contra parecer que mantém jornada 6x1 em proposta das 40 horas semanais
Ministros afirmam que redução da carga horária deve estar vinculada ao fim da escala 6x1; relatório será votado nesta quarta (3) na Câmara
Ministros do governo federal criticaram, na última terça-feira (2), o parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) sobre a proposta que reduz a jornada de trabalho para 40 horas semanais, mas mantém a escala 6x1.
O relatório será votado nesta quarta-feira (3) por uma subcomissão da Câmara dos Deputados responsável por analisar o tema. Se aprovado, seguirá para discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o governo defende a redução da jornada acompanhada do fim da escala 6x1. “A posição do governo é clara: é preciso garantir qualidade de vida aos trabalhadores. Reduzir horas não basta, é necessário assegurar tempo para lazer, família e resolver questões pessoais”, disse.
Ela estava acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, e dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG), autor da PEC 221/2019, e Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do PL 67/2025, ambos voltados à redução da carga horária de trabalho.
Boulos também criticou o parecer da subcomissão. “Fomos surpreendidos pelo relatório. Vamos defender o fim da escala 6x1, sem redução salarial, no Parlamento e na sociedade. É uma pauta apoiada por mais de 70% da população”, declarou.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Governo do Estado investe mais de R$30 milhões para melhorar o atendimento de exames de imagens
Conheça sobre a esteatose hepática, doença que afeta mais de 30% da população sergipana
Artigos natalinos e decoração são atrativos do bazar da AMO
Hoje, 2 de dezembro, completam 12 anos da morte do governador Marcelo Déda