Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
Aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos podem aderir ao plano

Começou nesta sexta-feira (11) o procedimento de adesão ao plano de ressarcimento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de descontos indevidos de mensalidades associativas. O anúncio foi feito pelo Governo Federal.
O ressarcimento é destinado aos beneficiários que já contestaram os descontos não autorizados feitos em seus benefícios previdenciários entre março de 2020 e março de 2025, e que não obtiveram resposta das entidades associativas.
A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente, nas agências dos Correios. No aplicativo, o interessado deve acessar a aba “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, assinalar a opção “Aceito Receber”, localizada no fim da página, e então clicar em “Enviar”. Não é necessário enviar nenhum documento além dos já apresentados.
Nenhum valor será cobrado do segurado, que receberá a quantia devida automaticamente na mesma conta bancária em que recebe seu benefício previdenciário.
Os primeiros pagamentos serão liberados no próximo dia 24. A partir dessa data, o cronograma de ressarcimento prevê pagamentos diários, em lotes de até 100 mil pessoas, até que todos os casos sejam concluídos. O pagamento seguirá a ordem cronológica da adesão ao acordo: quem aderir primeiro, receberá primeiro.
Aqueles que recorreram à Justiça, ingressando com ação judicial contra o INSS, também podem aderir ao acordo, mas deverão desistir do processo para não serem beneficiados duplamente. Além das adesões espontâneas, o INSS fará a contestação automática para beneficiários em situação de vulnerabilidade, como pessoas com 80 anos de idade ou mais em março de 2024, indígenas e quilombolas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (11/07)

Empresas do transporte intermunicipal devem oferecer venda de passagens online em Sergipe

Moradores do Bairro Piabeta pedem providências por causa de rua que está cedendo na localidade

Vereadores de Aracaju aprovaram o projeto da reforma da previdência
