Gabriel Diniz: após um ano e cinco meses inquérito é concluído

São apontadas como causas principais: atitude; condições meteorológicas adversas; e planejamento de voo.

30/10/2020 13h08
Gabriel Diniz: após um ano e cinco meses inquérito é concluído

Nesta sexta- feira (30), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Aeronáutica (CENIPA) divulgou o relatório de conclusão da morte do cantor Gabriel Diniz, do piloto Linaldo Xavier e do copiloto Abraão Farias, vítimas de um acidente aéreo ocorrido em 27 de maio de 2019, no povoado Porto do Mato, no município de Estância, região sul de Sergipe.

No inquérito, sobre a queda do avião prefixo PT-KLO são apontadas como causas principais: atitude; condições meteorológicas adversas; e planejamento de voo. Segundo o relatório, o piloto estava com licença e habilitação válidas, mas foram descumpridas medidas de análise às condições meteorológicas. A aeronave foi fabricada pela Piper Aircraft, em 1974, e estava registrada na Categoria de Serviços Privada - Instrução (PRI). O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estava válido. O piloto estava qualificado e possuía 83h50min de voo nas aeronaves.

Apesar de todas as ressalvas, algumas medidas adotadas pelo piloto foram contribuintes para a queda da aeronave, como o descumprimento às condições físicas da aeronave e as adversidades externas, no que diz respeito ao clima.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp