Funcionário de fazenda confessa assassinato de líder indígena no MT

30/09/2015 19h01
Funcionário de fazenda confessa assassinato de líder indígena no MT
A8SE

A líder indígena paresi Valmireide Zoromará, 42, foi assassinada na sexta-feira (9) na fazenda Boa Sorte, em Diamantino (207 km de Cuiabá). O gerente da propriedade, Ismael Rosa Lima, 39, confessou o crime nesta terça-feira, segundo seu advogado, e está preso.

A fazenda está localizada em uma área em processo de demarcação de terra indígena, afirma o representante da Funai em Tangará da Serra, Carlos Márcio Vieira Bastos. A região vive situação tensa desde 1992, segundo o representante, quando o proprietário das terras, Sebastião de Assis, foi sequestrado pelos índios.

Os disparos que mataram Valmireide foram efetuados por volta das 22 horas, segundo o delegado da Polícia Civil Daniel Lemos Valente. A índia e outras 12 pessoas entraram na propriedade para pescar. O marido da líder foi ferido e está internado em estado grave.

O gerente, por meio do seu advogado, afirma que atirou em legítima defesa, após os índios efetuarem disparos. Lima será indiciado por assassinato.

Protesto

No fim da tarde desta terça-feira, um grupo de cem índios, segundo a Funai, invadiu ao final a fazenda Boa Sorte. Os índios montaram acampamento no local em protesto à morte de Zoromará.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: