`Ficamos chocados com a Itália no caso Battisti`, diz Garcia
Segundo assessor de Lula, a decisão do ministro Tarso de conceder o refúgio ao ex-ativista não foi política
O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia disse nesta segunda-feira, 16, à rádio Eldorado que o governo ficou "chocado" com o comportamento de autoridades do governo italiano no caso do ex-ativista Cesare Battisti, a quem foi concedido status de refugiado político pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
" Nos deixou bastante chocado comportamento de certas autoridades do governo italiano e certos setores políticos da Itália que tem relação a decisão brasileira atitude desrespeitosa, que questiona a nossa soberania", criticou Garcia.
Segundo ele, a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder o refúgio a Battisti não foi política nem ideológica. " Temos que ter claro que a decisão de ministro Tarso Genro é eminentemente jurídica, não interveio nenhuma fator político, ideológica, o cidadão Battisti não é alguém com quem pessoas do governo teve alguma relação."
O assessor de Lula afirmou que o governo vai esperar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o caso.
Battisti foi preso preventivamente no Brasil, em abril de 2007, e segue detido na Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, à espera da decisão do STF sobre o processo de extradição, após a concessão do refúgio pelo governo brasileiro.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país