Cultura

Festival de música abre seleção para premiar composições inéditas; veja como concorrer

Empresa Brasil de Comunicação (EBC) celebra 100 anos de rádio no país estimulando a descoberta de novos talentos da música. Interessados podem concorrer em cinco categorias.

Por Redação do Portal A8SE e Agência Brasil 19/08/2022 06h26
Festival de música abre seleção para premiar composições inéditas; veja como concorrer
Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O 'Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil' está com processo seletivo aberto para lançamento de composições inéditas. A iniciativa estimula a descoberta de novos talentos da música.

Os interessados podem disputar reconhecimento cadastrando até duas composições em cada uma das cinco categorias do festival: Música Clássica, Instrumental, Infantil, Popular e Regional do Alto Solimões. A regra exige composições inéditas e em português, mas na categoria regional os autores de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira podem inscrever obras em espanhol e diferentes idiomas indígenas.

As obras selecionadas nas etapas do concurso entram no ar durante a programação das emissoras nacionais Rádio MEC e Rádio Nacional, ambas geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Para concorrer, é necessário preencher um formulário na página do festival até 31 de agosto.

Critérios de seleção

A análise irá considerar critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora será formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

A primeira etapa classifica até 100 produções musicais que ganham janela nos veículos de comunicação pública, de acordo com o perfil da emissora, a partir de 25 de setembro. O público pode acompanhar a transmissão e participar da escolha das semifinalistas pelo voto popular na internet até 10 de outubro.

O anúncio das obras que seguem na disputa ocorre no dia 11 de outubro. As composições ficam no ar pelas emissoras com votação pelos ouvintes e internautas até 4 de novembro para determinar uma das concorrentes de cada categoria que avança até a final.

A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – será realizada no dia 5 de novembro. As obras permanecem na programação das emissoras até 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.

Premiação

As músicas habilitadas para a final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento marca a decisão do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores têm o talento reconhecido com a entrega dos troféus em cada categoria.

Os laureados recebem os seguintes títulos: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Os autores das obras concorrentes inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

  • 01/08 – Abertura das inscrições (a partir de 18h)
  • 01/08 a 31/08 – Período de inscrição
  • 25/09 – Divulgação das músicas classificadas
  • 25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas
  • 25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras
  • 11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas
  • 11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas
  • 11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria
  • 05/11 – Divulgação das músicas finalistas
  • 05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas
  • 06/12 – Divulgação dos vencedores