Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue
A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença
A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) começam a receber a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. A vacina foi testada para ser aplicada em pessoas com idade de 12 a 59 anos.
Para imunizar os profissionais em todo o país, o ministério adquiriu, ao todo, 3,9 milhões de doses.
Vacina eficaz
A vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, presente em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a vacina tríplice viral, a vacina contra a febre amarela, a vacina oral contra a poliomielite e algumas vacinas contra a gripe.
De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.
A dose também demonstrou 89% de proteção contra formas graves da doença e contra formas de dengue com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Três ocorrências são registradas no Bairro Santa Maria, em Aracaju
SMTT reforça o trabalho de vistoria nos veículos de transporte escolar
Motociclista fica ferido após colisão com viatura do Corpo de Bombeiros em Macambira
Corpo de Bombeiros dá dicas para deixar casa mais segura antes de viajar no Carnaval