Educação

Enem 2023: datas de inscrição e provas são divulgadas

Notas são usadas como critério para ingresso no ensino superior.

Por Ascom/Unit 16/01/2023 10h16
Enem 2023: datas de inscrição e provas são divulgadas
Foto: Marcelo Camargo

Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem começar a planejar seus estudos. O calendário foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana.

O Enem Regular, aplicado presencialmente ou digitalmente para todos os estudantes inscritos, terá as suas inscrições abertas entre 8 e 19 de maio, e as provas previstas para os dias 5 e 12 de novembro. A replicação da prova para os alunos que faltarem ao exame, dentro das hipóteses previstas pelo edital, está marcada para 12 e 13 de dezembro. E a divulgação de resultado, com as notas finais dos candidatos, está prevista para 16 de janeiro de 2024.

Os estudantes que estão privados de liberdade também terão direito a fazer uma versão específica do Enem, o Enem PPL, que abrirá suas inscrições de 9 a 27 de outubro e terá suas provas aplicadas também nos dias 12 e 13 de dezembro. O resultado também deve sair no dia 16 de janeiro de 2024.

As notas do Enem são utilizadas como critério de seleção nos processos seletivos das universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ela também é exigida na seleção de bolsas para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e no cadastro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O resultado do Enem é igualmente aceito para ingresso nas instituições de ensino mantidas pelo Grupo Tiradentes: Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas e Unit Pernambuco) e Faculdade São Luís de França (FSLF). Estudantes que completaram o Ensino Médio e fizeram qualquer edição do Enem entre 2017 e 2021, com nota acima de 300 pontos (sem zero na redação), podem se inscrever preenchendo um formulário nos sites da Unit (https://www.unit.br/enem) ou da FSLF (https://www.fslf.edu.br/formas-de-ingresso).