Na última terça-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os cadernos da prova deste ano [veja todos abaixo].
A liberação estava programada para sexta (24), mas foi antecipada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), logo após aplicação do segundo domingo de exame.
Apesar de ter as respostas, o participante só deve conferir pontuação no dia 16 de janeiro, quando sai o resultado do teste — já que a nota de cada candidato é baseada na Teoria de Resposta ao Item, que leva em consideração o desempenho dos outros.
O resultado também considera a nota da redação, que vai de zero a mil. A redação pode ser corrigida por até três professores, em caso de discrepância de notas.
* Na sequência, as provas amarela, branca, rosa e azul. As cinco primeiras questões de cada uma delas estão divididas entre inglês (I) e espanhol (E), e a alternativa com a resposta (X) foi anulada.
Abstenção e taxa
Um em cada três inscritos não compareceu ao segundo domingo de prova, mesmo índice de abstenção do segundo dia do ano passado.
O ministro Camilo Santana afirmou que o governo federal estuda conceder isenção total da taxa de inscrição para o Enem a partir de 2024, o que incentivaria a participação.
Em um primeiro momento, seriam beneficiados três tipos de alunos:
- os que cursaram a última série do ensino médio no ano de 2023 na rede pública;
- os que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- os que declararam situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A isenção deve ser feita na Página do Participante do site do Inep. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
Últimas notícias + notícias

Márcia Fu canta 'Escrito nas Estrelas' durante reality e música de 1985 volta ao topo em 2023

Jovem é morto a tiros na Praça da Paz em Areia Branca

Serviço de emissão de identidade volta a funcionar em Sergipe a partir de segunda-feira (12)

Ponte sem manutenção coloca em risco a segurança dos moradores em Socorro e São Cristóvão

Lula avalia nomes para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça

Abastecimento de água ficará comprometido em Itabaiana nos próximos dias
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Feriado, movimentação no terminal rodoviário em Aracaju ainda é tranquila

Moradores do loteamento Santa Cecília em Socorro cobram pavimentação da rua 139
