Educação

Enem 2022: Inep abre período de inscrições nesta terça-feira

Participantes têm até 21 de maio para concluir a inscrição.

Por Redação do Portal A8SE e R7 10/05/2022 08h58
Enem 2022: Inep abre período de inscrições nesta terça-feira
Taxa de inscrição é de R$85 e pode ser paga até 27 de maio Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 nesta terça-feira (10). A taxa de inscrição é de R$85 e pode ser paga até 27 de maio.

Os interessados têm até às 23h59 do dia 21 de maio para concluir o cadastro no site. Neste mesmo período, o candidato também poderá realizar a solicitação de atendimento especializado.

O participante que optar pela versão impressa não deve se inscrever na edição digital. Ao concluir o procedimento, a opção não pode ser alterada.

Estrutura do exame

A prova do Enem será constituída por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada uam delas terão 45 questões de múltipla escolha e avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol); artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; ciências humanas e suas tecnologias; história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias; química, física e biologia; matemática e suas tecnologias.

No primeiro dia de prova serão aplicados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com 5h30 de duração. Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração.

Resultado

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, pela internet, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação das provas. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2022 impresso, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e senha, na Página do Participante.