Em 1º votação, Câmara aprova três projetos do Executivo
Na manhã desta quarta-feira (11), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciaram um total de 29 proposituras durante a Ordem do Dia. Dentre as proposições estavam três Projetos de Lei enviados pelo Executivo Municipal.
Reorganização da Defesa Civil
O Projeto de Lei nº 431/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui o sistema municipal de proteção e defesa civil (SIMPDEC), dispõe sobre a reorganização da Defesa Civil e foi aprovado em 1º votação com 16 votos sim e quatro abstenções.
Sobre o assunto, o vereador Elber Batalha (PSB) disse que o projeto é importante, mas que requer no parlamento um zelo técnico. “É um tema de muito zelo que requer de nós, parlamentares, estudo técnico, por isso, digo que é muito difícil analisar em um curto espaço de tempo. A meu ver, seria mais viável a presença do secretário da defesa civil aqui para que pudesse explicar as nossas inquietações”, disse.
Comercialização de gás GLP em postos de abastecimento e serviços de veículos
Em 1ª votação também foi aprovado o Projeto de Lei nº 433/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera e revoga dispositivos da Lei 2529/1997, que regulamenta a instalação de posto de abastecimento e serviço de veículos no município de Aracaju.
O projeto foi aprovado em 1º votação com 16 votos sim, um voto não e duas abstenções. Os vereadores justificaram o voto favorável para se debruçarem melhor sobre o projeto na 2ª votação, com apresentação de emendas, na próxima sessão.
Parcerias Público-Privadas
Outro Projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado em 1ª votação pelos parlamentares. O PL Nº 434/2019 altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 4.476, que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-privadas (PROMPPP); e altera e acrescenta dispositivos da Lei Nº 4.358, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O vereador Américo de Deus (Rede) elogiou a iniciativa e afirmou que isso irá melhorar a iluminação pública. “Sou a favor das PPPs, esse é um segmento que precisamos reconhecer que é uma iniciativa viável, principalmente nessa questão de iluminação pública. Eu já vinha pedindo indicações para melhorar a iluminação de diversos bairros. Ao trocar as lâmpadas atuais por lâmpadas LED, diminuirá os custos e melhorará a qualidade da iluminação nas ruas da cidade. A parceria público-privada ajuda muito o poder público e beneficia a população”.
Economia Solidária
Ainda durante a Sessão Ordinária foi aprovado o Projeto de Lei nº 77/2019, de autoria do vereador Zé Valter (PSB), que cria em Aracaju, o marco regulatório municipal da economia solidária, a política e o sistema municipal de economia solidária.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
"Terça do Arrocha" movimenta Orla de Atalaia e atrai grande público ao Arraiá do Povo
Projeto Tamar reforça importância da conservação das tartarugas marinhas na Orla de Atalaia
Mais de 270 mil títulos de eleitor são cancelados pelo TRE em Sergipe
Confira os destaques do quadro ‘Direto de Brasília’ nesta terça-feira (16)