Eleição de Sarney no Senado significa vitória de semifeudalismo

Sarney pode parecer um regresso a uma era de políticas semifeudais que ainda prevalecem em alguns cantos do Brasil

30/09/2015 19h03
Eleição de Sarney no Senado significa vitória de semifeudalismo
A8SE

A eleição de José Sarney para a presidência do Senado, nesta semana, representa "uma vitória para o semifeudalismo", segundo uma reportagem da revista britânica "Economist" que chegou às bancas nesta sexta-feira. A reportagem, intitulada "Onde dinossauros ainda vagam", comenta o passado do político Sarney e o número de vezes em que foi eleito para cargos públicos, afirmando que talvez fosse "hora de se aposentar".

Assim diz a matéria: "Sarney pode parecer um regresso a uma era de políticas semifeudais que ainda prevalecem em alguns cantos do Brasil e puxam o resto dele para trás. Mas, com o apoio tácito de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente de centro-esquerda do país, ele foi escolhido esta semana para presidir o Senado", diz a revista. "Esta é a terceira vez em sua carreira que ele ocupa esse cargo poderoso, que dá a ele um grau de controle sobre a agenda do governo e oportunidades para nomear funcionários públicos."

Ainda de acordo com a revista, a escolha de Sarney vai fortalecer seu poder no Maranhão, "onde alguns moradores mantinham esperanças de que sua influência estivesse começando a ruir". A reportagem afirma que além de São Luís, no interior do Estado o atraso é mais evidente, a exemplo da Cidade de Sangue. "Muitas pessoas vivem em casas de um só cômodo, cujo telhado é feito de folhas de palmeiras, sem água  e sem eletricidade".

Além dessas denúncias a Revista Economist ressalta que os avanços educacionais no Estado são mínimos, por quê taxa de mortalidade infantil, de 39 por mil nascidos vivos é 60%, mais alta do que a média brasileira. Nas entrelinhas está crítica quanto a impunidade frente ao domínio de uma família sobre Estados do Nordeste. " O controle da família Sarney no Maranhão é reforçado pelo fato de ela ser proprietária de uma estação de TV que passa programas da Rede Globo e que, no meio das novelas exibe reportagens favoráveis ao clã", diz a revista.

"Sarney sempre diz que o Maranhão precisa votar nele para que ele traga dinheiro de Brasília", diz à revista Arleth Santos Borges, da Universidade Federal do Maranhão. Na verdade, ele precisa do poder em Brasília para aumentar seu poder aqui", diz a especialista.

Fonte: BBCBrasil

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: