Dois vetos do Executivo são mantidos e um é derrubado na Alese
Os deputados estaduais apreciaram e votaram, no final da manhã dessa quarta-feira (7), três vetos encaminhados pelo Poder Executivo a projeto de autoria dos parlamentares, aprovados ainda na legislatura anterior. Os PLs dos ex-deputados Augusto Bezerra e Ana Lula tiveram seus respectivos vetos mantidos pelo plenário; já o veto ao PL de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB) foi derrubado pelos demais pares.
O ex-deputado Augusto Bezerra aprovou um PL que Institui a Política Estadual de Reinserção Social de Dependentes Químicos Recuperados. O governador Belivaldo Chagas apresentou um veto total ao projeto, que foi mantido pelo plenário, com 14 votos a favor e apenas dois contrários.
Por sua vez, o deputado estadual Capitão Samuel (PSC) anunciou eu vai se reuniu com a Diretoria Técnico-Legislativa da Alese e até com a Procuradoria-Geral do Estado para entender qual a “inconstitucionalidade” do projeto. “PL semelhante foi apresentado em Alagoas, foi aprovado e já é lei. Isso foi fruto da viagem de alguns parlamentares para conhecer a política estadual de prevenção às drogas dos alagoanos. Foi vetado sem gerar R$ 1 e apenas garantiria que 5% dos empregados das empresas contratadas fossem para dependentes”.
Outro projeto que teve o veto do Executivo mantido pelo plenário foi o de autoria da ex-deputada Ana Lula que dispõe sobre a afixação de placas informativas, nas unidades públicas e privada de saúde, sobre adoção de nascituro. Nesse caso nove deputados ficaram favoráveis ao veto e sete votaram contrários.
Veto derrubado
Já sobre o Projeto da deputada Maria Mendonça, 16 deputados votaram para derrubar o veto governamental e apenas um votou pela manutenção. A proposta dispõe sobre informação, divulgação e esclarecimento dos direitos das pessoas com Neoplasia Maligna (câncer).
Maria Mendonça agradeceu aos colegas pela compreensão de votarem a favor do seu projeto. “O deputado Zezinho Sobral (PODE) disse que garantiria a integralidade do nosso projeto. Nós lutamos porque o veto desfiguraria o nosso projeto, contra o câncer, uma doença que vem destruindo as famílias. Gostaria de agradecer a todos”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Polícia Civil recupera notebooks furtados e identifica autor de crime no Centro de Aracaju
Operação Mastigia mira tráfico interestadual e prende suspeito em Sergipe
Mudança na declaração de imposto de renda tem pegado muita gente de surpresa
Lei brasileira prevê prisão para maus tratos a animais
Dor e comoção marcam sepultamento de vítima de feminicídio registrado na Barra dos Coqueiros
Mais acessadas
Funcap lança edital para seleção de atrações da Segundona do Turista 2026
Desmatamento ilegal é flagrado e interrompido após denúncia em Gararu
Confira as novas oportunidades de emprego divulgadas em Aracaju
Banda Lostalgia traz show retrô ao Lounge Country em Aracaju no dia 24 de abril
Projeto propõe medidas de proteção a jornalistas e veículos de imprensa no país
Mais notícias
-
5 horas, 7 minutos Anvisa vai aumentar fiscalização de canetas emagrecedoras manipuladas
-
22 horas, 40 minutos Aplicativo do MEC reúne milhares de livros gratuitos e amplia acesso à leitura no país
-
3 dias, 7 horas Biometria será obrigatória a partir de maio para auxílio-doença, pensão por morte e Bolsa Família