Brasil

Desemprego se eleva no Brasil este ano

30/09/2015 19h57
Desemprego se eleva no Brasil este ano
A8SE

Segundo pesquisas feitas pelo Departamento Sindical de Estudos Sócio Econômicos (Dieese), a taxa de desemprego subiu de 12,6% para 13% entre janeiro e fevereiro deste ano nas seis regiões metropolitanas do país. Mas apesar do aumento, o resultado indica que foi a menor taxa de desemprego para meses de fevereiro desde 1992.


A pesquisa também revela que em fevereiro, 25 mil vagas de emprego foram criadas, mas insuficientes para atender as 116 mil pessoas que entraram no mercado de trabalho.

O contingente de desempregados aumentou em 90 mil no mês, atingindo 2,618 milhões de pessoas. Em janeiro, os desempregados somavam 2,528 milhões chegando a 2,743 milhões o índice de pessoas sem emprego no Brasil, em fevereiro de 2009.


O que pode ser constatado todos os anos é o aumento do desemprego de janeiro para fevereiro no Brasil, em virtude das vagas temporárias que são abertas por empresas no final do ano para aumentar a produção no período natalino. Porventura, essas vagas, tradicionalmente, são fechadas no início do ano.

A pesquisa do Dieese e da Fundação Seade abrange São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Distrito Federal.


Fonte: Com informações do R7

 

Tags: