Os deputados aprovaram por maioria na sessão mista desta quinta-feira (27) o Projeto de Lei Ordinária nº 235/2020, de autoria do Poder Executivo, alterando a Lei 3.796/1996, que dispõe sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
De acordo com a propositura, o objetivo da mudança é adequar a legislação sergipana ao recente entendimento do Supremo Tribunal Federal – STF a respeito da antecipação tributária do ICMS, o qual foi fixado com repercussão geral em 17 de agosto de 2020, nos autos do Recurso Extraordinário n° 598.677.
A propositura busca alterar o inciso XV do art.8′ e art.42, bem como acrescentar a Seção V-A e os arts.17-A e 42-A à Lei n° 3.796, de 26 de dezembro de 1996, para disciplinar os casos nos quais é antecipado o momento de ocorrência do fato gerador do ICMS.
Na justificativa, o Governo de Sergipe informa que “almeja manter a sua legislação alinhada à jurisprudência do STF, oferecendo maior segurança jurídica não apenas para o Fisco, mas especialmente para todos os contribuintes de ICMS de nosso Estado”.
O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), apresentou emenda ao projeto sob o argumento de que o texto apresenta alguns vícios de inconstitucionalidade, mas foi rejeitada.
“É um erro o texto dar ao Governo de Sergipe, o poder de exigir a antecipação do ICMS, por meio de decreto. Essa medida pode prejudicar os comerciantes, principalmente nesse período de pandemia. O ideal seria uma reforma tributária”, entende.
De acordo com o deputado Zezinho Sobral (PODE), líder do Governo na Alese, a intenção do PL sobre o ICMS é proteger e amparar o empresariado. “Quanto a antecipação ser por meio de decreto, o objetivo é dar celeridade às ações do Governo de Sergipe”, enfatiza rebatendo que não há inconstitucionalidade na propositura.
Últimas notícias + notícias

Força Tática descobre funcionamento de depósito de droga em residência no bairro Coroa do Meio

UFS ainda não decidiu sobre retomada das aulas presenciais

Bolsonaro tem visita marcada para Sergipe nesta quinta-feira, 28

Confira os destaques do Jornal do Estado desta terça-feira, 26

Exclusivo: Governo mantém ponto facultativo, mas proíbe festas carnavalescas
