Deputados aprovam projeto de lei sobre antecipação do ICMS
Os deputados aprovaram por maioria na sessão mista desta quinta-feira (27) o Projeto de Lei Ordinária nº 235/2020, de autoria do Poder Executivo, alterando a Lei 3.796/1996, que dispõe sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
De acordo com a propositura, o objetivo da mudança é adequar a legislação sergipana ao recente entendimento do Supremo Tribunal Federal – STF a respeito da antecipação tributária do ICMS, o qual foi fixado com repercussão geral em 17 de agosto de 2020, nos autos do Recurso Extraordinário n° 598.677.
A propositura busca alterar o inciso XV do art.8′ e art.42, bem como acrescentar a Seção V-A e os arts.17-A e 42-A à Lei n° 3.796, de 26 de dezembro de 1996, para disciplinar os casos nos quais é antecipado o momento de ocorrência do fato gerador do ICMS.
Na justificativa, o Governo de Sergipe informa que “almeja manter a sua legislação alinhada à jurisprudência do STF, oferecendo maior segurança jurídica não apenas para o Fisco, mas especialmente para todos os contribuintes de ICMS de nosso Estado”.
O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), apresentou emenda ao projeto sob o argumento de que o texto apresenta alguns vícios de inconstitucionalidade, mas foi rejeitada.
“É um erro o texto dar ao Governo de Sergipe, o poder de exigir a antecipação do ICMS, por meio de decreto. Essa medida pode prejudicar os comerciantes, principalmente nesse período de pandemia. O ideal seria uma reforma tributária”, entende.
De acordo com o deputado Zezinho Sobral (PODE), líder do Governo na Alese, a intenção do PL sobre o ICMS é proteger e amparar o empresariado. “Quanto a antecipação ser por meio de decreto, o objetivo é dar celeridade às ações do Governo de Sergipe”, enfatiza rebatendo que não há inconstitucionalidade na propositura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Começa a fase de transição da Reforma Tributária que passa a valer em 2027
Alguns professores não receberam o dinheiro do precatório
ADEMA interdita abatedouro ilegal de aves em Itaporanga D´Ajuda
Alexandre de Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para fazer exames
Briga pela Presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju
Mais acessadas
Quatro pessoas são presas por suspeita de tráfico de drogas em Itabaiana
Realocação de semáforo altera trânsito na Avenida Tancredo Neves nesta quinta-feira (8)
Casa é alvo de disparos de arma de fogo em Campo do Brito
Bloco Por Amor ao Iate terá percurso alterado e divulga entrega de abadás
Verão Folia segue a todo vapor e traz o projeto "Na Farra" a Aracaju
Mais notícias
-
4 horas, 9 minutos Dia do Fotógrafo: profissão segue essencial mesmo com a popularização da fotografia por celulares
-
23 horas, 49 minutos Anvisa proíbe lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
-
1 dia Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados