A campanha Setembro Amarelo acontece desde 2015 e tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Pensando em disseminar um pouco mais o assunto, a deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD), que foi responsável pela criação da Lei de nº 8.606 que regulamenta a inclusão de medidas de conscientização e prevenção contra a depressão, automutilação e suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas e privadas da educação básica de Sergipe,
irá realizar em suas redes sociais lives com profissionais especializados que tratarão o tema.
Sendo uma das suas principais bases de trabalho dentro da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Maisa ressalta a necessidade de ações mais intensivas em relação a saúde mental. O assunto que já foi um grande tabu na sociedade, ainda enfrenta muitas dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos que enfrenta e pela falta de conhecimento.
“A nossa intenção é trazer de forma simples e acessível informações e meios de buscar ajuda. Infelizmente ainda temos muita dificuldade para falar sobre o tema, ainda existe muito preconceito dentro da nossa sociedade”, afirma a deputada.
Além de todos os problemas do cotidiano que podem levar alguém a cometer suicídio, estamos enfrentando um momento muito atípico com a pandemia da Covid-19, fazendo com que pessoas em isolamento possam se tornar vítimas. “O momento de distanciamento social pode desencadear vários problemas como, medo, solidão, incertezas, desemprego e isso pode ser um gatilho para que alguém possa cometer ou tentar o suicídio”, destaca Maisa.
Sabemos que é essencial que a população tenha um conhecimento mais ampliado e desmistificado sobre saúde mental para que assim sejam notadas aspectos suicidas com maior facilidade, como alerta a deputada. “O conhecimento continua sendo uma grande ferramenta no combate ao suicídio. Por isso que todas as iniciativas de disseminação de informações devem ser comemoradas e apoiadas sempre”, completa.
Durante todo o mês de setembro as redes sociais da deputada Maisa será dedicada a falar sobre a prevenção do suicídio, o intuito é propor diálogos sobre esses processos. “Vamos criar um canal para que as pessoas consigam se sentir acolhidas e quem precisar de ajuda, sinta-se a vontade para buscá-la”, conclui a deputada.
Últimas notícias + notícias

Sergipe tem casos suspeitos de reinfecção por variante da covid-19

Tiroteio deixa um homem morto e dois baleados na avenida São Paulo

Frota de ônibus coletivo vai ser intensificada durante domingo de Enem

Termina hoje inscrição para primeira seleção de 2021 do ProUni

Prazo para pagamento do IPTU encerra nesta sexta-feira, 15
