Déda homenageia personalidades esportivas no aniversário do Batistão

No dia 9 de julho de 1969 acontecia a primeira partida de futebol no Estádio Lourival Batista. O jogo era entre a seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Sergipana, que foi criada especialmente para essa partida. Depois de 40 anos, vários dos craques foram homenageados pelo governador Marcelo Déda

30/09/2015 19h35
Déda homenageia personalidades esportivas no aniversário do Batistão
A8SE

No dia 9 de julho de 1969 acontecia a primeira partida de futebol no Estádio Lourival Batista. O jogo era entre a seleção Brasileira de Futebol e a Seleção Sergipana, que foi criada especialmente para essa partida. Depois de 40 anos, vários dos craques foram homenageados pelo governador Marcelo Déda. As homenagens, que fazem parte da comemoração do aniversário do Batistão, aconteceram nesta quinta-feira, 9, no Centro de Convenções de Sergipe.

Segundo o governador, o estádio faz parte da vida de todos os sergipanos. "O Batistão assumiu um referência extraordinária na vida e na cultura do povo sergipano. Não apenas na vida daqueles que gostam de ou praticam o futebol, mas na vida de todo os cidadãos. Por isso a sociedade sergipana rememora hoje o feito de engenharia, o acerto do ex-governador Lourival Batista de construir essa obra que, naturalmente, olha ansiosa para o futuro", destacou.

Responsável por falar em nome de todos homenageados, o ex-governador e engenheiro da obra do Batistão, Paulo Barreto, lembrou que foi um grande desafio construir o estádio. "Fui convidado para dirigir o DER e um ano e três meses depois, em um dos despachos com o governador Lourival Batista, ele me disse que iria construir um grande estádio em Aracaju. Como o Estado não dispunha de muitos recursos, Lourival resolveu fazer por administração direta e eu fui designado presidente da comissão responsável pela construção. Senti um calafrio porque construir uma obra como Batistão por administração direta era um verdadeiro desafio", disse Paulo.

Para o governador Marcelo Déda, são atos de coragem que constroem uma história diferente. "Verificamos no passado aqueles que tiveram a coragem e inovar e olhamos para o futuro com o mesmo espírito de transformação, de mudança e inovação. Ontem Sergipe comemorou 189 anos de emancipação política. Hoje, celebramos 40 anos do Batistão. Foi a coragem de vários sergipanos que consolidou Sergipe como um grande estado", reforçou.

Segundo Maurício Pimentel, secretário de Estado do Esporte Lazer, analisando a história do Batistão é possível ter a dimensão da importância do estádio. "Tenho a honra de estar à frente da pasta do Esporte quando o Batistão completa 40 anos. Ao entramos na história, tomamos consciência da importância que teve para o Estado de Sergipe a construção do estádio. Para minha surpresa, não foi só para Sergipe. Na época, o Batistão foi considerado um dos mais modernos estádios do Nordeste e chamou a atenção dos outros estados. O Batistão foi reconhecido pela crônica nacional e teve a seleção brasileira em jogo de estréia", contou.

Foram homenageados o neto do ex-governador Lourival Batista, Felipe Batista Prudente, os atletas da seleção Brasileira de Futebol, Wilson da Silva Piazza e Paulo César Caju, e os atletas da seleção sergipana Fernando Santos, José Arlindo, José Américo e Edmilson Santos. O governador Marcelo Déda também homenageou os representantes da imprensa esportiva Wellinton Dias, Carlos Magalhães e José Eugênio de Jesus. Aos 91 anos, José Eugênio é o mais antigo cronista esportivo em atividade.

Lembranças

Durante a celebração do aniversário do Batistão, Déda lembrou que o estádio também faz parte da sua história. "Na véspera da inauguração, viajei de Simão Dias para Aracaju para ver a seleção brasileira enfrentar a seleção sergipana. Meus pais moravam próximo ao Batistão. Mas era tanta gente e tantos ônibus parados em todo o bairro São José que como eu tinha apenas 9 anos, meu pai não me deixou ir, preocupado que eu me perdesse. Eu presumo que chorei por 90 minutos", relembrou.

O governador contou que a 1ª vez em que entrou no Batistão foi para ver o seu time jogar. "Meu pai permitiu que eu fosse assistir ao meu primeiro jogo no Batistão: Flamengo e Bahia, no campeonato que disputava a Taça Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao campeonato Brasileiro. Apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo, fui ver de perto Ubirajara, Paulo Henrique, Fio Maravilha, mas o Flamengo acabou perdendo por um a zero, gol de Baiaco", contou Déda.

Selo

Durante a solenidade, os Correios lançaram o selo comemorativo dos 40 anos do Batistão. "Agradeço aos Correios por esse gesto de homenagear o nosso estádio", disse Marcelo Déda. Além do governador, as cartelas com os selos foram obliteradas pelo deputado federal Jackson Barreto, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emanuel Nascimento, pelo presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Reinaldo Moura, pelo secretário Maurício Pimentel, pelo homenageado Paulo Barreto, e pelo neto do ex-governador Lourival Batista, Felipe Batista.

História

Quando a imprensa divulgou, no final de 1967, que o governador Lourival Baptista iria construir um estádio moderníssimo para mais de 25 mil pessoas, poucos deram crédito à notícia. O plano de construção do estádio Lourival Baptista era composto por um grupo de trabalho pela supervisão dos serviços e grupo técnico, tendo à frente o arquiteto baiano Aurelino Teles. As obras foram iniciadas no dia 22 de janeiro de 1968 com a demolição do antigo Estádio de Aracaju.

O projeto inicial do Batistão era em forma de ferradura, pois havia terrenos ocupados no fundo do estádio. Posteriormente, o Governo desocupou a área, o que possibilitou fechar a oval das arquibancadas, aumentando a capacidade de público. Também no projeto inicial não constava a cobertura das arquibancadas do lado leste do Estádio. O jogo do batismo do Estádio Lourival Baptista foi entre a seleção brasileira, que estava em fase de preparação para as eliminatórias da Copa de Mundo de 1970, e a seleção sergipana.

Programação

14h - Realização do Torneio Governador Lourival Baptista: jogo entre as equipes Sub-13 do Zebra, Cotinguiba, Grêmio e Aracaju
17h - Final do Campeonato Estadual de Futebol Sub-13
18h - Jogo entre a Escola do Zico (Projeto Zico 10) e a equipe `Gigantes do Norte`
19h30 - Partida preliminar entre o time do Flamengo Máster e a Seleção Sergipana Master
21h30 - Final da Copa Governo do Estado de Sergipe entre as equipes do Sergipe e São Domingos

Presenças

Estiveram presentes os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Armando Batalha e Mardoqueu Bodano, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Reinaldo Moura, o secretário da Administração de Aracaju, Daniel Fortes, os prefeitos de Carmópolis, Esmeralda Cruz, de Riachuelo, Antônio Carlos Franco, de Monte Alegre, João Vieira de Aragão, de Brejo Grande, Carlos Augusto, de Poço Verde, Tonho de Dorinha, de Carira, Gilma Chagas, o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza, o presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe, Roberto Silva, cônsul da França em Sergipe, Lucien Gaujac.

Também participaram o diretor regional dos Correios, José Reis, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o presidente da Associação Desportiva Confiança, Milton Dantas, o presidente do Clube Sportivo Sergipe, Antônio Soares da Mota, os secretários de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, de Governo, Jorge Araújo, e de Infraestrutura, Valmor Barbosa.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: