Cuidado com a ceia: frutas secas podem provocar inchaço e gases

Fim de ano vem regado de muito comida e bebida, mas problemas no estômago e intestino podem acabar com a diversão e estragar a sua festa. Em entrevista ao site Mirror, o gastroenterologista Anton Emmanuel listou algumas dicas para um fim de ano longe dos problemas de saúde. Confira:
Azia
De acordo com o especialista, a azia causa uma sensação de queimação desagradável no peito e um gosto amargo na boca e também é conhecia como “refluxo ácido”. De acordo com Emmanuel, evitar a famosa cochilada pós refeição é essencial, já que quando grandes porções de comida são ingeridas e logo depois a pessoa se deita a gravidade não ajuda no processo digestivo.
“Se você foi pego pelo problema, evite roupas apertadas e aposte em remédios contra azia”.
Inchaço e gases
Emmanuel afirma que o sentimento desconfortável no estômago depois de comer pode ser facilmente evitado ao tirar alimentos de digestão mais lenta do cardápio, como couve e frutas secas.
“Além disso, evite comer rápido, pois, isso faz com que você engolir mais ar e acumular gases. Caso você já esteja com o problema, medicamentos contra indigestão podem ser uma boa solução”.
Síndrome do intestino irritável
Cólicas, inchaço e crises de constipação e diarreia alternadas. Esses são os principais sintomas da síndrome do intestino irritável de acordo com Emmanuel. Para evitar que aconteça, o especialista afirma que anotar os alimentos ingeridos no dia pode ajudar a descobrir o que causa a crise.
“Tentar controlar os níveis de estresse durante o período também ajuda. Experimente reservar 10 minutos todos os dias para se sentar no silêncio e se concentrar em si mesmo, isso ajuda muito”.
Prisão de ventre
Emmanuel afirma que a alta ingestão de líquidos é vital para manter o intestino regulado. Comer muita fibra e começar o dia com frutas é ótimo para evitar o problema.
“Já que é Natal coma alimentos com frutas secas. Assim elas estimularão o intestino a funcionar de novo, já que elas contém substâncias químicas que estimulam as contrações intestinais".
Mais vídeos

Morreu aos 75 anos, em Aracaju, o jornalista Giovani Allievi

O renomado ator Orlando Vieira morreu hoje aos 94 anos

Está sendo preparada a programação para outra edição do 'grito dos excluídos'

IBGE divulga nova pesquisa da população sergipana
