Consulta pública sobre novo ensino médio está disponível
A implementação ocorre de forma escalonada até 2024

A consulta para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio já foi aberta. O prazo é de 90 dias, mas pode ser prorrogado. A atual política de ensino médio foi aprovada por lei em 2017.
A consulta será implementada por meio de audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação do novo ensino médio nos 26 estados e Distrito Federal.
Após o prazo de manifestações, a Sase (Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino) terá 30 dias para elaborar o relatório final a ser encaminhado ao ministro da Educação, Camilo Santana.
A implementação ocorre de forma escalonada até 2024. Em 2022, ela começou pelo 1º ano do ensino médio com a ampliação da carga horária de pelo menos cinco horas diárias. Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas devem ampliar a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a sete horas diárias. Isso deve ocorrer aos poucos.
Com o novo modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas.
Em 2023, a implementação segue com o 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas. Em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.
Últimas notícias + notícias

PMSE realiza quarta prisão de foragidos da justiça em menos de uma semana

Defesa Civil de Sergipe emite alerta de enchente para as próximas 24h

Festival Ambiental celebra Dia Mundial da Água em Aracaju

Golpe da lotérica: mulher perde cerca de 12 mil reais com falso depósito em Santo Amaro das Brotas

Homem tem órgãos danificados após agressão da ex-mulher em Canindé
