Brasil

Comprar imóvel usado requer alguns cuidados

O arquiteto Luciano Vasconcelos conta os detalhes necessários para um negócio bem-sucedido

30/09/2015 21h35
Comprar imóvel usado requer alguns cuidados
A8SE

  Comparar, pesquisar, para só então chegar ao escolhido, o processo pode ser cansativo, mas é válido quando o assunto é comprar um imóvel usado.  O arquiteto Luciano Vasconcelos dá as dicas dos cuidados necessários que podem definir a satisfação do cliente no fim do negócio.

 

Antes de comprar a casa ou apartamento que já foi utilizado é importante que o comprador verifique as condições gerais do imóvel. “Encanamentos, instalações elétricas e hidráulicas, estado de conservação de teto, piso, parede, se for casa olhar as condições do telhado também” detalha o arquiteto.

 

Um dos pontos que pesam na escolha é a localização, sabendo disso o cliente deve observar as questões relacionadas ao bairro. “Perceber se ele oferecer infraestrutura boa e tem uma gama de serviços por perto, outro ponto é a questão de segurança, ruas iluminadas durante a noite” aconselha Luciano.

 

A parte burocrática requer atenção redobrada já que tem detalhes imprescindíveis para a compra do imóvel. “Antes de fechar o negócio é fundamental verificar se toda a documentação do imóvel está em dia, como IPTU e outros encargos que podem interferir na negociação” aconselha o arquiteto.

 

QUANDO É PRECISO REFORMAR


Em uma reforma de grandes proporções a contratação de um profissional para fazer a análise do local é necessária, já que ele pode orientar e indicar soluções que possam aprimorar a obra e reduzir o custo.. “Principalmente quanto a reforma venha interferir a estrutura existente, ver quais ambientes podem ser alterados, planejar os gastos para reduzir custos” aconselha Luciano.