Com Temer e Sarney, PMDB comandará Casas do Legislativo

Deputado e senador foram eleitos para as presidências das Casas com, respectivamente, 304 e 49 votos

30/09/2015 19h02
Com Temer e Sarney, PMDB comandará Casas do Legislativo
A8SE

Como previsto, o deputado Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito, com 304 votos, o novo presidente da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 2. Mais cedo, José Sarney (PMDB-AP) foi eleito o presidente do Senado. Com isso, o PMDB comandará as duas Casas no biênio 2009-2010.

Temer derrotou os concorrentes Ciro Nogueira (PP-PI) e Aldo Rebelo (PcdoB-AL), que tiveram, respectivamente, 129 e 76 votos. Sarney venceu o candidato do PT, Tião Viana, por 49 votos a 32. Estiveram presente na sessão 509 dos 513 deputados. No Senado, estiveram presentes os 81 senadores.

Temer contou com o apoio de 14 partidos. Antes de ser eleito, Temer afirmou que, apesar do longo período de vida pública, foi tomado pela emoção durante a sessão. O deputado ressaltou ainda que quer levar as questões importantes do País para serem debatidas na Câmara dos Deputados. "Eu, que fui duas vezes presidente da Casa, quero fazer com que essa Casa não seja apenas produtora de leis, mas que cumpra sua função fiscalizadora, participe efetivamente do debate dos grandes temas nacionais. (...) Há uma crise mundial batendo às portas do País? Vamos debatê-la aqui. Vamos formular ideias para o País. Não haverá tema polêmico que não virá ao Plenário."

Já Sarney, antes da votação prometeu que iria cortar 10% do Orçamento do Senado Federal por medida de economia, caso fosse eleito. "Vou lutar pela reforma política, por todos os meios e resolver de uma vez por todas esse problemas das Medidas Provisórias, que é uma vergonha", disse.

Fonte: Estadão

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: