Brasil

Clubes definem como será o Campeonato de 2010

Todos os clubes participaram da reunião. O dirigente que não pode compareceu enviou um representante

30/09/2015 19h46 - Atualizado 29/09/2020 às 09h48
Clubes definem como será o Campeonato de 2010
A8SE

Reunidos na tarde desta quarta-feira 11, na sede da Federação Sergipana de Futebol, os dirigentes e representantes dos dez clubes de futebol profissional, que integrarão a Divisão Especial no próximo ano, definiram normas e regulamentos e como será disputado o Campeonato Sergipano de Futebol profissional do próximo ano.

Todos os clubes participaram da reunião. O dirigente que não pode compareceu enviou um representante. As equipes do Confiança, Sergipe, Sete de Junho, Itabaiana, São Domingos, América, Olímpico, Guarany, River e Riachuelo todas credenciadas a participar da competição tiveram, participação importante nas decisões.

O secretário do Esporte e do Lazer, Mauricio Pimentel disse que estava alí para dar apoio aos clubes e mostrar o trabalho que a sua secretaria pretende fazer no próximo ano, em parceira com os clubes e a federação. "Até porque, estamos juntos e queremos ajudar aos clubes. Tanto é, que o governo está reformando todos os estádios de futebol, alguns até da iniciativa privada. Mas é aí que entra o trabalho da Seel, nessa parceria com os clubes", informou.

O secretario falou da ampla reforma do Batistão, a firmando que atendendo um seu pedido e do presidente Carivaldo Souza, a reforma só será iniciada no mês de maio, "para que todos os jogos dos clubes da capital sejam disputados na nossa principal praça de esportes, que fecha em maio", disse Pimentel.

Carivaldo falou das normas de segurança, que serão exigidas em acordo com o Ministério Publico Estadual. "Participamos de uma reunião recentemente em Brasília, e lá ficou definido que uma comissão formada por membros do MPE, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Federação de Fuutebol e Secretária de Esportes vai vistoriar todos os estádios, onde haverá jogos do campeonato.

Essa comissão já tem até um cronograma a ser cumprido. O programa de inspeção começa a partir do dia 17 de novembro, quando serão vistoriados os estádios da capital, Batistão, João Hora e Sabino Ribeiro.

O trabalho da comissão se encerra com as visita aos estádios de Itabaianinha e Tobias Barreto, no dia 01 de dezembro.
No dia 9 de dezembro, serão apresentados os laudos desses estádios e no dia 11 do mesmo mês, sob o comando da Promotora Euza Missano haverá a reunião de avaliação e definição do que deve ser feito, para melhorar essas praças de esportes.

CAMPEONATO

Sobre o Campeonato Estadual ficou definido que a competição será disputada nos mesmos moldes de 2009. Terá uma fase, com turnos de ida e volta, um quadrangular e uma fase final. A competição começa no dia 17 de janeiro e vai até 2 ou 4 de maio.

Os jogos serão realizados aos domingos e quintas-feiras. O primeiro turno começa no dia 17 de janeiro e vai até 28 de fevereiro. O turno de volta vai de 4 de março a 4 de abril e o quadrangular de 11 a 28 de abril. A fase final será disputada nos dias 02 e 04 de maio, se houver necessidade dessa disputa.

Por outro lado, por solicitação do presidente Milton Dantas, da Desportiva Confiança, o campeonato de juniores será disputado com atletas até 18 anos de idade, adaptando-se assim à Copa São Paulo, que é com atletas sub 18. Por votação também ficou definido, que o certame de juniores terá duas paradas técnicas de 3 minutos, um em cada fase.

A Copa Governador do Estado será disputada por 6 equipes. A equipe que desistir correr o risco de ser punida pelo TJD. O campeão estadual representa o estado na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D, enquanto o Campeão da Copa Governador do Estado, será o segundo representante sergipano na Copa do Brasil de 2011.

Tags: