Clã Sarney se articula para retomar poder no Maranhão
Depois de um breve abalo em 2006, quando Roseana Sarney (PMDB) perdeu a eleição, o clã está de volta com a provável escolha do patriarca para presidir, pela terceira vez, o Senado.

Afastado nos últimos anos do poder, após mais de cinco décadas de protagonismo na política do Maranhão, o clã Sarney se articula para voltar ao comando do Estado. Sarney elegeu-se deputado pela primeira vez em 1955, liderou a Arena e o PDS no regime militar, presidiu o País após o fim da ditadura (1985-1990) e desde essa época aliou-se a todos os governos eleitos.
"Ele serviu a todos os presidentes e hoje usa o boné do PT, mas já prepara o bote para trair Lula em 2010", diz o deputado Domingos Dutra (PT-MA).
Depois de um breve abalo em 2006, quando Roseana Sarney (PMDB) perdeu a eleição para o governo do Estado, o clã está de volta com a provável escolha do patriarca para presidir, pela terceira vez, o Senado. Para a oposição, no entanto, isso seria um "retrocesso".
"É a mesma artimanha: ele sempre usou o Maranhão e o PMDB como moeda de troca para chantagear o governo e se manter no poder através dos tempos", ataca o deputado Julião Amin (PDT-MA).
Para frustração dos inimigos, a vitória do clã pode vir em dose dupla. Embora tenha perdido a eleição de 2006, Roseana deve ser confirmada no cargo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador eleito, Jackson Lago (PDT), está sendo julgado por abuso do poder econômico na eleição.
Na primeira semana de fevereiro, o tribunal vai retomar o julgamento do processo de cassação de Lago, movido pela coligação de Roseana.Depois de ter cassado o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), há dois meses, o TSE deverá dar o mesmo destino a Lago, conforme defende o Ministério Público Eleitoral.
O primeiro voto, do relator Eros Grau, foi pela cassação. A votação foi interrompida por um pedido de vistas do ministro do TSE Felix Fischer.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Direto de Brasília 12/09/25 - CPMI INSS

Sergipe contabiliza crescimento no número de internações por envenenamento nos últimos anos

Até o próximo domingo, Aracaju se transforma na capital brasileira do badminton

O projeto Caminhos do Brasil Rural chega em Sergipe

Prefeitura de Aracaju entrega veículos a inscrições filantrópicas
Mais acessadas
Aracaju sedia Congresso FASCOB sobre regulamentação da proteção veicular
Aracaju recebe dois concertos Candlelight neste domingo (14)
Funcap abre inscrições para ambulantes e permissionários na Vila da Criança 2025
STF condena Bolsonaro e aliados a prisão por tentativa de golpe de Estado; Ex-presidente recebe mais de 27 anos
Vacina de proteção contra a bronquiolite chega ao SUS em novembro
Mais notícias
-
6 horas, 39 minutos Mais de 2,3 milhões de beneficiários receberam ressarcimento do INSS
-
7 horas, 48 minutos Vacina de proteção contra a bronquiolite chega ao SUS em novembro
-
10 horas, 28 minutos STF condena Bolsonaro e aliados a prisão por tentativa de golpe de Estado; Ex-presidente recebe mais de 27 anos