Cinco bairros afetados por mina serão desapropriados em Maceió
Segundo o governador de Alagoas, território que pertencia à Braskem será transformado em homenagem aos moradores
Mais cinco bairros de Maceió, que hoje pertencem à Braskem e correm o risco de colapsar devido aos danos causados pela mineração, serão desapropriados, conforme afirmou o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), durante uma live neste domingo (10).
Segundo Dantas, a região vai se tornar um parque estadual. "Será em respeito à memória de todos que moraram ali, que têm histórias e boas recordações nesses bairros atingidos pelo crime da Braskem", disse.
Com a desapropriação, os bairros de Mutange, Bom Parto, Bebedouro, Pinheiro e Farol voltam a pertencer a órgãos públicos.
O governador informou ainda que há uma reunião marcada para as 18h desta segunda-feira (11) com prefeitos de diversas cidades do estado, bem como técnicos e geólogos, para discutir soluções que possam reduzir os impactos ambientais causados pela empresa petroquímica.
Moradores e comerciantes da região que precisaram deixar os seus imóveis devido ao risco do colapso também devem participar da reunião para saber como a Braskem deve indenizá-los.
O IMA (Instituto do Meio Ambiente) foi acionado pelo governo estadual para uma análise de danos ambientais causados pelo rompimento da mina.
O R7 pediu um posicionamento à Braskem sobre a desapropriação dos bairros, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto caso a empresa decida se manifestar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, faz avaliação dos trabalhos no primeiro ano da gestão
Sergipana na Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
Primeira dama do estado se pronuncia sobre aumento nos casos de feminicídio
Novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026