Cérebro de Maguila será doado para estudos na USP; entenda o caso

Ex-lutador de boxe morreu aos 66 anos, após enfrentar 'demência pugilística'

Por Redação Portal A8SE e R7 25/10/2024 16h48
Cérebro de Maguila será doado para estudos na USP; entenda o caso

Após a notícia da morte do ex-lutador de boxe Maguila, a família do atleta anunciou que o cérebro dele deve ser doado para a Universidade Federal de São Paulo (USP).

De acordo com a família, a vontade foi manifestada pelo próprio boxeador em 2018, quando ele assinou um termo declarando a vontade de doar o órgão para a Faculdade de Medicina da USP, que possui um grupo de pesquisas sobre as consequências de impactos repetidos na cabeça de atletas que atuam no futebol, boxe, rúgbi e outras modalidades.

Em 2013, Maguila foi diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica, uma condição neurodegenerativa semelhante ao Alzheimer que é conhecida como "demência do pugilista", decorrente de repetidos golpes na cabeça, comum entre ex-atletas de boxe.

Contribuição com a ciência

Os estudos de cérebros de atletas podem contribuir e facilitar a identificação precoce e o tratamento da condição.

Além de Maguila, outros ex-atletas também manifestaram o mesmo desejo, que foi respeitado após suas mortes. O zagueiro Bellini, capitão do 1º mundial da seleção brasileira de futebol, também doou o cérebro para a USP.

O mesmo aconteceu com Éder Jofre, maior boxeador peso-galo de todos os tempos. Após a morte, foi descoberto que o lutador também sofria de encefalopatia traumática crônica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp