Censo Escolar 2024: Número de alunos no ensino médio aumenta 1,5%

MEC avalia impacto do Pé-de-Meia em matrículas nesta etapa de ensino

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 10/04/2025 07h01
Censo Escolar 2024: Número de alunos no ensino médio aumenta 1,5%
Maria Odília - Ascom/Seduc

Um levantamento apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), sobre os dados do Censo Escolar 2024, mostrou que houve um aumento no número de matrículas no ensino médio no ano passado nas redes pública e privada.

Segundo o MEC, foram registradas 7,8 milhões de inscrições nesta última etapa da educação básica, o que representa um acréscimo de 1,5% em relação às matrículas efetuadas no ano passado (7,6 milhões).

Durante a reunião, o ministro Camilo Santana ressaltou a reversão da tendência de queda de matrículas após a pandemia da covid-19, que foi de 0,4% na educação básica naquele período.

O ministro ainda afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará estudos para o governo federal avaliar melhor os efeitos do programa Pé-de-Meia no ingresso e permanência de alunos no ensino médio.

A chamada poupança do ensino médio - o Pé-de-Meia - oferece incentivos financeiros para promover a permanência e a conclusão escolar por estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.

Ensino médio regular

Dados do Censo Escolar mostram que 82,5% dos estudantes do ensino médio estudavam durante o dia, enquanto 17,5% (cerca de 1,4 milhão) frequentavam aulas à noite — essa é a única etapa da educação básica com tantos alunos no período noturno.

O ensino médio regular no Brasil é, em sua maioria, urbano: 94,5% dos alunos estavam em escolas localizadas nas cidades. Segundo o IBGE, em 2024, 93,4% dos jovens de 15 a 17 anos estavam na escola.

Além disso, 42,2% das escolas de ensino médio tinham mais de 500 alunos. Os resultados completos do Censo Escolar 2024 estão disponíveis no portal do Inep.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp