Casos de malária caem 26,8% no Brasil no primeiro trimestre de 2025
Foram 43 óbitos no período e 63 no mesmo período do ano passado

O Brasil registrou uma queda de 26,8% nos casos de malária entre janeiro e março de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram contabilizados 25.473 casos neste ano, frente aos 34.807 em 2024, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Ministério da Saúde.
As mortes também apresentaram redução: foram 43 óbitos no período, contra 63 no ano passado, o que representa uma queda de 27%. Apesar da tendência de diminuição, 99% das infecções continuam concentradas na região amazônica, o que mantém o alerta aceso quanto aos desafios do combate à doença em áreas mais vulneráveis.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atribui essa concentração territorial à influência de determinantes sociais na disseminação da doença. Como parte das estratégias de enfrentamento, o governo federal tem apostado na ampliação do uso de novas tecnologias, como a distribuição da tafenoquina — um antimalárico de dose única — já adotado em 49 municípios e nove Distritos Sanitários Indígenas da Amazônia Legal.
Durante um evento no Rio de Janeiro, o ministro destacou que o país já treinou quase 3 mil profissionais e tratou mais de 7 mil pessoas com a nova medicação, cujo uso será estendido a outras regiões a partir de maio. Além disso, uma versão pediátrica da tafenoquina está em avaliação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), com o objetivo de ser incorporada ao sistema público de saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Alterações no trânsito da avenida Beira Mar em razão das obras de complexo viário Maria do Carmo Nascimento Alves

Após consertar vazamento equipe da Deso deixa asfalto danificado em rua do bairro Industrial

Confira os destaques da ronda policial nesta sexta-feira (25)
