Campanha de renegociação de dívidas no crédito fica disponível até o fim de março
No último mutirão, mais de dois milhões de contratos foram renegociados
Até o dia 31 de março, pessoas com dívidas em atraso nas diversas modalidades de crédito poderão participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.
Descontos e prazos especiais de pagamento serão dados aos devedores, a critério de cada instituição. No entanto, o mutirão não abrange dívidas que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.
A campanha está sendo realizada pela parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP).
Passo a passo do mutirão:
1 - Ao acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, o consumidor pode consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo.
2 - O consumidor pode utilizar uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. As tabelas já estão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um panorama das finanças.
3 - Na ocasião da negociação com a instituição credora, o consumidor interessado deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, o consumidor pode fazer contrapropostas para chegar a um acordo que caiba no bolso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção