Nesta segunda-feira (4), a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta para não punir excesso cometidos por agentes da segurança pública em situações resultantes de medo, surpresa ou perturbação de ânimo. A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e está sujeito à apreciação do Plenário.
Atualmente, o Código Penal prevê três casos de exclusão de ilicitude, ou seja, quando não há punição. São eles: estado de necessidade; em legítima defesa; e em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito. No entanto, a lei prevê punição para o profissional de segurança que atue com excesso (doloso ou culposo) nesses casos.
O texto do governo insere no Código Penal a figura do “excesso exculpante” que, na prática, valida o excesso na lista de exclusão de ilicitude prevista em lei.
O relator, deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), manteve grande parte do texto original, mas fez algumas alterações. Uma delas para vincular a não punição do excesso apenas à legítima defesa e ao estado de necessidade.
“Ao validar o excesso nessas circunstâncias, os profissionais de segurança pública estariam sendo, indiretamente, beneficiados por eventual inobservância dos referidos padrões e protocolos de conduta, visto que são, ou deveriam ser, devidamente preparados para superar o medo, a surpresa ou a perturbação de ânimo”, justificou o parlamentar.
Últimas notícias + notícias

Três homens armados tentam roubar residência e são presos em Estância

Auxílio taxista começa a ser pago com parcela dobrada de R$ 2.000 nesta terça-feira; veja calendário

Gasolina fica R$ 0,18 mais barata nas refinarias a partir desta terça-feira

Período de popaganda eleitoral inicia nesta terça-feira; veja regras para candidatos

Acusado de roubar e estuprar passageira de ônibus intermunicipal é preso em Sergipe

Servidora é flagrada registrando ponto falso por colegas em posto de saúde de Aracaju
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Auto Show: confira a edição do quadro desta terça-feira (16)

Nesta quarta-feira(17) acontece a nona edição da feira agropecuária de Sergipe
