Brasil

Cafezinho após o almoço pode diminuir risco de diabetes

Consumir ao menos uma xícara (125ml) de café depois do almoço reduz os riscos de ter a doença

30/09/2015 19h58
Cafezinho após o almoço pode diminuir risco de diabetes
A8SE

Segundo pesquisa publicada na revista "American Journal of Clinical Nutrition", desenvolvida por uma nutricionista da USP (Universidade de São Paulo), consumir ao menos uma xícara (125 ml) de café depois do almoço reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2(Diabetes Não Insulino-Dependente) que é freqüente em 90 por cento dos casos.

A pesquisadora usou dados de um estudo francês que acompanha quase 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos desde 1990. Para relacionar o consumo de café das voluntárias e a menor incidência de diabetes, comparou dados de 1993 a 2007.

Durante o estudo, foi observado que as mulheres que consumiram café após o almoço tiveram 34% de risco menor de ter diabetes. A proteção não foi encontrada naquelas que tomaram café em outro momento.

Para o coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp, Augusto Pimazoni em contrapartida, o café não pode ser receitado como um medicamento. "Não creio que o consumo de café, isoladamente, seja capaz de promover benefícios clínicos significantes em termos de impacto populacional", contrapõe Augusto Pimazoni, e do Centro de Diabetes do hospital Oswaldo Cruz.

Recomenda-se beber ao menos duas xícaras de 150 ml para obter benefícios. Mas a indicação da bebida para prevenir o diabetes ainda não pode ser usada na prática médica.

Fonte: Com informações da Folha de São Paulo

 

Tags: